Translate

História exitencial da vela

  História das velas.

  As velas são aparatos muito conhecidos. O homem primitivo já utilizava um objeto feito de gordura animal colocado dentro de uma cuba de barro com pavios de fibras vegetais, como fonte de energia luminosa durante a noite em locais fechados.Na bíblia existem relatos sobre a utilização das velas mais ou menos no século 10 a.C. Há também, registros do uso delas pelos egípcios e gregos antigos em cultos religiosos, em homenagem aos seus deuses pagãos e em algumas festas lunares e sazonais. Já na Idade Média, as velas eram usadas nos mosteiros, castelos e igrejas até mesmo durante o dia, pois eram lugares consideravelmente escuros, principalmente nos meses de invernos. Não eram artigos encontrados nas casas de todos, quem as tinha fazia parte dos grupos mais abastados, pois eram objetos de alto custo e por isso, bastante caros. Os artesãos que as fabricavam, usavam ou cera ou sebo. Sua produção era familiar, passava de pai para filho, era uma tradição.Quando começou a ser fabricada dentro dos padrões industriais, na Inglaterra do século XVIII o aumento na produção permitiu que mais pessoas tivessem acesso a elas com o passar do tempo, ou seja, gente comum podia, então, iluminar seus lares durante a noite como faziam os mais ricos. Os materiais para produzir as velas continuavam sendo os mesmos, mas o maquinário moderno permitia a produção de mais vela em menos tempo, o que permitiu a sua disseminação.
  No século XIX a parafina começou a substituir o sebo e a cera no fabrico de velas industriais. Esse novo material derivado do petróleo era mais barato e mais agradável, pois não exalava o mesmo mal cheiro que o primeiro e era mais consistente que qualquer um das duas matérias-prima anteriormente utilizadas. Com a invenção da energia elétrica no fim do século XIX e seu constante crescimento durante o século XX, as velas foram deixando de ser usadas com a finalidade exclusiva de iluminar ambientes internos durante a noite, seu uso foi sendo reinventado. Hoje, em pleno século XXI, as pessoas ainda possuem velas dentro de suas casas, para fins específicos, como jantares, banhos, com intuito de aromatizar ambientes, dentre outros.
 Porém hoje, as velas possuem uma finalidade decorativa e são artigos indispensável em datas comemorativas como em aniversários, lembranças que muitos fazem questão de manter pelo resto da vida.