Translate

sábado, 7 de janeiro de 2012

Uma mudança na composição...

  "PLÁSTICO"
  "Será que os governos coseguirão colocar esses produtos no mercado Há tempo? Parece que os cientistas estão fazendo sua parte,mas tonar esses produtos viáveis para consumo na sociedade continua sendo um desafio almejado por todos, principalmente pela população que em seus ciclos viciosos do cotidiano não conseguem transformar seus hábitos em ações menos prejudiciais para o meio em que vivem. Devemos nos alertar em todas camadas sociais,pois a natureza está cobrando.O ano de 2011 foi o ano mais atingido economicamente por catástrofes naturais.

  A sociedade atual já está quase totalmente dependente do plástico, que tem numerosas aplicações na indústria. Mas também não faltam ambientalistas para alertar dos riscos que esse material representa para o planeta. O plástico rejeitado e não reciclado, que vira lixo, continua sendo um corpo estranho em qualquer ecossistema.
Um químico americano da Universidade do Minnesota, Marc Hillmyer, desenvolveu o conceito de “plástico sustentável”, baseado em uma mudança na composição. O pesquisador passou a trabalhar com materiais orgânicos, tais como carboidratos, óleos vegetais e outros compostos baseados em plantas para a fabricação do plástico.
Hillmyer se especializou no estudo das cadeias de polímero, a molécula básica que compõe a forma química do plástico. e passou a pesquisar polímeros na graduação,  o estudo visa desafogar o montante de plástico que é depositado no ambiente.
 A necessidade de um plástico biodegradável é urgente. E o novo material, além de melhor nesse quesito, segundo Hillmyer, deve no mínimo ser tão eficiente quanto o plástico de que dispomos hoje, senão mais.