Translate

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Presentes...






De olho na saúde

Alimentos e suas cores
Existem diversos alimentos que favorecem o organismo, inclusive os naturais cada um possui uma cor diferente, como as verduras, legumes, frutas, grãos entre outros, vermelhos, laranjadas, amarelados, brancos, verde escuro, claro, roxo e marrom, são diversas cores caracterizando cada alimento, cada um tem tal cor devido a certo nutriente como os vermelhos, por exemplo, são ricos em antioxidantes, estes possuem esta pigmentação devido ao licopeno encontrado na melancia, tomate, caqui, goiaba, morango, entre outros, são inúmeras substâncias que reforçam a pigmentação do alimento e favorecendo para o melhor funcionamento do organismo.
Os alimentos brancos possuem esta cor devido ao cálcio e o potássio que são substâncias predominantes nestes alimentos, o arroz, leite, couve-flor, banana e batata são ótimos alimentos e indicados para auxiliar na formação do ossos, regulam os batimentos cardíacos e são essenciais para o bom funcionamento dos músculos e do sistema nervoso.
Os alimentos verdes possuem esta cor devido a clorofila e a vitamina A que são responsáveis por desintoxicar as células, são anticancerígenos, protegem o coração de possíveis doenças, melhoram a saúde dos cabelos e da pele e ajudam a inibir os radicais livres que danificam as células. Esta cor é muito comum em vegetais folhosos, ervas, salsão e o pimentão.
Os alimentos vermelhos como dissemos acima tem esta cor devido ao licopeno uma substancia que pode evitar o câncer de próstata e melhora a circulação sanguínea.
Os que possuem tons roxos como a uva, figo, beterraba, repolho e ameixa possuem acido elágico que retarda o envelhecimento precoce e neutraliza substancias que podem alterar o código genético e gerar o câncer.
Os alimentos amarelos ou laranja como a manga, pêssego, cenoura, laranja, damasco, mamão entre outros possuem esta cor porque são ricos em vitamina B-3, ácido clorogênico e o beta-caroteno substâncias que evitam o câncer de mama, protegem o coração e ainda mantém o sistema nervoso mais saudável.
Os alimentos marrons como as nozes, aveia, cereais integrais e castanhas possuem complexo B e E além das fibras, garantem melhor funcionamento do intestino, combate o câncer, doenças cardiovasculares, depressão e a ansiedade.
Seja qual for à cor, manter uma alimentação saudável e uma dieta cheia de opções e alimentos coloridos garante a você mais qualidade de vida e saúde.